quinta-feira, 29 de abril de 2010

O uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem

O uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem

Começa a se tornar comum nas escolas o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, trata-se de uma tecnologia que oferece múltiplas perspectivas as pessoas facilitando o processo de assimilação de algum conhecimento novo. Isto é ótimo para o processo de aprendizado, entretanto, é primordial que haja mudança na prática pedagógica dos educadores, pois segundo Blikstein e Zuffo “as tecnologias vieram para dar mais espaço de criação”, e a maioria das escolas não possuem esta prática, nivela os alunos, sem incentivar que cada aluno tem habilidades e interesses diferentes.

As tecnologias têm auxiliado o processo de ensino e de aprendizagem, mas o resultado tem sido pouco observável na prática e a educação formal continua inalterada. Desse modo, o uso do computador dentro de um ambiente de aprendizagem passa a ser visto como uma ferramenta utilizada para transmitir informações.

A tecnologia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos quando proporciona aos mesmos à possibilidade de atuar no mundo, exercer a sua cidadania, desenvolver projetos pensados e desenvolvidos por eles com orientação dos educadores, não estabelecendo limites à sua criatividade, deve permitir e privilegiar o debate, sugerir inovações, apresentar tecnologias que possam influir positivamente no processo educativo. Esses ambientes precisam contribuir para o enriquecimento do processo educativo, como gerador de interações, e não só como indicador de caminhos. Modificando o papel do professor neste novo modelo de aprendizagem, pois ele passa a ser um incentivador, faz a mediação com as atividades do aluno, preparando o campo e o ambiente para tal, dispondo e propondo o acesso e a interação, seja com o computador, com outros alunos ou outras tecnologias, provocando e facilitando essas ações.

Se nós educadores conseguirmos construir esse ambiente de aprendizagem, nossas escolas se tornarão um espaço de interesse e convivência e certamente, a educação deixará de se distanciar da realidade e nós professores precisaremos romper com práticas arcaicas e repensar o fazer pedagógico, como um profissional crítico e questionador de sua própria prática.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente professora. Acredito que está faltando mais dedicação por parte de alguns educadores para explorar esse universo tecnológico que está a nossa disposição e complementar em nossas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir